sexta-feira, 6 de maio de 2011

A UEFS e Lucas

O Farinha no Saco gostaria de colocar uma proposta concreta a respeito da polêmica sobre Lucas da Feira: para que haja total isenção de ânimos, poderíamos provocar o Departamento de História da Universidade Estadual de Feira de Santana a planejar um registro amplo, público e de fácil acesso, sobre a emblemática figura.

Seria um primeiro passo. Quem sabe não poderia ser criado uma espécie de memorial de Lucas no próprio site da UEFS? A partir desse primeiro registro, outras iniciativas podem ser desenvolvidas.

É uma proposta concreta, viável.  Procede?  

5 comentários:

  1. Não!!!! Você também? Já não basta um jornalista do Blog de Feira, um chato que cismou que quer beatificar o negão? Eu, heim! Um Lucas bandido, assassino e tudo de ruim! Feira, tem gente que NÃO te conhece!
    Madre Teresa de Calcutá

    ResponderExcluir
  2. É apenas uma proposta, não uma ordem. Também não tou defendendo Lucas da Feira. Acredito que o envolvimento do Depto. de História teria isenção suficiente para acabar com as dúvidas.

    ResponderExcluir
  3. Lucas da Feira foi vítima e ao mesmo tempo algoz da sociedade em que viveu. Sofrendo as agruras da escravidão, fugiu em busca da liberdade, mas ao invés de ir para um quilombo e ajudar seus "irmãos" a lutar contra o sistema opressor, resolveu curtir, aproveitar a sua e somente a sua liberdade - individualismo, diria até. Mas, como a sociedade não toleraria isso de forma alguma, para garantir seu desejo, acabou optando pela vida errante e bandida na qual viveu. Mas não se enganem, há quem diga que muita gente importante da época tirou benefício das suas ações...

    ResponderExcluir
  4. Acredito que até hoje, caro Anônimo de cima, muitos grandões fazem uso de figuras assim, com índole bandida ou levados a serem bandidos, prá sujarem suas mãos por êles, o que não diminue suas culpas, certo?
    Helena

    ResponderExcluir