quinta-feira, 19 de maio de 2011

O orgulho gay

Tem muita gente retada da vida com o avanço cada vez maior das conquistas dos homossexuais no mundo e, especialmente, no Brasil. Bom, cada um tem o direito de defender ou não a causa homo, mas o que me chama a atenção, mesmo, é a capacidade de organização e de determinação dos gays.

Note que a AIDS ganhou o apelido de peste gay logo quando surgiu e havia razões pra isso. Mas note que não demorou muito para que os gays deixassem de ser a referência da doença e, mais do que isso, o principal grupo de risco. Por que? Porque eles passaram a se prevenir mais do que qualquer outro grupo!

Os gays começaram a sair mesmo do armário lá na distante São Francisco, na Califórnia, quando surgiu a primeira e famosa parada, na década de 70 (se não me engano). Mas não demorou tanto para que o “orgulho gay” se espalhasse pelo mundo. Outras paradas surgiram em várias cidades e grupos de defesa dos interesses homossexuais se alastraram até em municípios do sertão de cabra macho, como Feira de Santana, por exemplo.

Mais recentemente, veio a polêmica legalização da chamada relação homoafetiva. Agora, estão lutando pela legalização do casamento civil. E vão conseguir.

Mercadologicamente, os gays estão sendo considerados um segmento cada vez mais rentável.

Tudo isso tem sido conquistado com a luta dos próprios gays.

E nós, heteros, quais as nossas conquistas realmente significativas ao longo dos últimos anos?            

Um comentário:

  1. Depende do que vc considera como "conquista". Acho que esta da qual vc está falando, é uma "conquista" às avêssas. Êles que sempre tiveram a simpatia e a cordialidade de todos(porque os que não aceitam, continuarão não aceitando), ficaram antipatizados com muitos ex-simpatizantes por conta da pressão desnecessária. Direitos, êles já os tinham, como nós, os heteros. O que faltava é ter lei e polícia que permitissem a TODOS, terem segurança. Vejo muito mais heteros sendo atacados e sendo mortos por bandidos, que os homos. Mas essa forçação de barra só está servindo prá causar polêmica. Conquista? Sei não. Incrível mesmo, é vc não poder se assumir uma pessoa hetero, em público, porque, SE PASSAR a PL122, vc poderá ser considerado(a)um discriminador. Êles, podem fazer isso, à vontade. Poderão se dizer homos, em alto e bom som, que o preconceito é inexistente. Fim do mundo, mesmo, só não sei se será no dia 21 próximo.
    Helena

    ResponderExcluir