terça-feira, 31 de maio de 2011

Experiência gostosa


Tive uma experiência muito legal no final da tarde desta terça-feira: conversei sobre jornalismo com uma turma do Centro de Formação Básica da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

O detalhe gostoso desse lance é que a turma era de estudantes de 10 anos de idade! Tá pensando o que? A garotada se preparou e interagiu com perguntas sobre gêneros do jornalismo (artigo, editorial, notícia, reportagem etc).

Também conversamos sobre controle da informação, os meios de comunicação nas mãos de políticos e um monte de curiosidades sobre a profissão.

Está de parabéns a professora Dilma Melo pela iniciativa de habituar a turminha ao valor da informação, da leitura, da escrita, da cidadania.

Tudo isso faz parte de um projeto de elaboração de um blog. E vai dar certo! Com certeza, vai, porque a garotada é muito esperta e antenada.

Os estudantes do Centro de Formação Básica são filhos de servidores da Uefs e famílias que moram próximas do Campus. É uma escola pública.  E a professora Dilma é estagiária!      

5 comentários:

  1. Edson, o prazer foi todo nosso. Estou feliz pelo sucesso que foi a sua visita na escola.

    ResponderExcluir
  2. Legal mesmo, nessa idade é uma delícia,rs...e são sempre interessados em saber de tuuudo,né?
    Afinal, lhe chamaram de "tio" ou de "Bom Velhinho"? rsrsrs...
    Noviça Rebelde

    ResponderExcluir
  3. Nem uma coisa nem outra, Noviça! rsrsrsrsr Mostraram bastante interesse com um grande volume de perguntas. Muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Engraçado que, quando há protestos acerca da contratação de estagiários para assumir lugar de professores, sobretudo na rede municipal de Feira, alega-se que isso fará cair a qualidade do ensino. Como se todo estagiário fosse menos capaz que professores concursados [o post mostra que não]... Como se todo professor um dia já não tenha sido estagiário... O discurso não deveria ser o de tornar estagiário vilão, vilões são os gestores, quando escravizam o estagiário, pagando uma vergonha (isso quando pagam), Alguns preferem a denominação ESCRAVIÁRIO... Ainda acenam aos professores do quadro efetivo como se fossem os primeiros parte de um plano B para o caso de greves, para criar desânimo na classe, pressupondo pouco ou nenhum impacto dos movimentos grevistas pela não interrupção, ainda que parcial, das atividades de ensino. Além de bode expiatório, massa de manobra dos gestores públicos. Classe que sofre esta dos estagiários...

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o Anônimo do comentário mais extenso. Tem toda a razão. Assino embaixo.
    Helena

    ResponderExcluir