sábado, 16 de abril de 2011

Os cúmplices do show da desgraça

Entre outras coisas, jornalista sempre teve fama de urubu, gente que gosta da desgraça alheia Há até um ótimo artigo a respeito, Duas tragédias não ocupam a mesma capa, de Egberto Siqueira, no http://blogdafeira.com.br.

E a imprensa, realmente, cada vez mais transforma em show as desgraças mundo afora. E, pior agora, que tem como cúmplice milhares de leitores, telespectadores e ouvintes mundo a fora.

A facilidade de transmitir informações, inclusive imagens, multiplicou por milhões o número de “jornalistas” urubus pelo mundo: é impressionante o volume de fotografias e imagens de barbaridades que povoam diariamente sites, blogs, twiteres e, é claro, o famoso youtube.

O detalhe é que a grande maioria desse material tem sido feito por gente das mais diversas profissões, menos jornalismo ou radialismo. E eles se espalham como vírus pela internet, propagados também principal por gente que não é jornalista nem radialista.  

Aí, fico a pensar: nós, jornalistas e radialistas, formamos os nossos cúmplices urubus ou a galera de  leitores, ouvintes e telespectadores gosta mesmo é de desgraça alheia? 

Um comentário:

  1. ´Nossa, pensei que só eu estava enojada com tanta maldade, da Globo, da Bandeirantes, da Record, da Globonews, da..., da...,etc.
    Ontem, tentei ler o blog de uns amigos queridos, mas não consegui ir além do 3ºpost. Uma sequência de muitas fotos do assassino de Realengo, olhando prá câmera, em épocas diferentes e situações diferentes. Não vi todas, saí e só volto no blog daqui a alguns dias, quando aquela desgraça sair de lá.
    Eu te pergunto: Prá quê?? A quem interessaria continuar vendo aquilo? A maioria do povo não é masoquista, com certeza e precisa parar de ver só desgraça, prá pensar algo melhor pro mundo.
    Lena

    ResponderExcluir