sexta-feira, 29 de abril de 2011

Casos inéditos do Chiclete com Banana

Capa do primeiro disco do Chiclete, ainda no trio Traz os Montes.
Eu nunca li o livro sobre a biografia do Chiclete com Banana, de autoria da  colega jornalista Cláudia Giudice. Mas acredito que há registros importantes que eu trago na memória quando tinha uma agradável afinidade com a banda. Não que eu esteja aqui com a pretensão de ter que ser citado, nada disso, longe de mim. Mas sim fatos que eu tive o prazer histórico de testemunhar.  
Primeiro deles: a decisão da banda Chiclete com Banana em ter seu trio próprio aconteceu em uma reunião no hotel em que a banda estava hospedada, na Micareta de Santo Antônio de Jesus, no início da década de 80. A rapaziada começou a perceber que poderia se desligar do trio Traz os Montes, onde tocava.
O Traz os Montes revolucionou o som de trio na Bahia e também introduziu o conceito de banda tocando em cima do caminhão.
Eu estava nessa reunião. Fui pra Micareta de Santo Antônio apenas brincar, acompanhar a banda pela qual criei uma afeição muito grande, quando ainda não havia esse sucesso estrondoso.
Segundo momento importante: a primeira vez que a banda Chiclete com Banana tocou num palco foi em Feira de Santana. Na época, também início da década de 80, começava a onda de banda de trio tocar em bailes de carnaval de clube, em Salvador. Feira nunca tinha visto isso.
Bell conversou comigo, disse que tinha a maior vontade de abrir caminho no palco pela Micareta de Feira, especificamente no Clube de Campo Cajueiro. Intermediei o contrato, o show aconteceu, foi um sucesso graças à visão empreendedora do presidente do clube na época, João Marinho Gomes Junior.
Até hoje guardo uma relíquia: um disco da banda quando ela ainda tocava no trio Traz os Montes.
Bell levou o Chiclete ao palco pela primeira vez em Feira

3 comentários:

  1. Bell deve morrer de raiva, se souber que vc postou uma foto dele, com ESSA cara,rs...sem barba e sem bandana, apesar de que, a voz devia ser a mesma...então tá!

    ResponderExcluir
  2. O Kuelho prova, mais uma vez, que é realmente rapidinho!!
    Abração, companheiro.

    ResponderExcluir