domingo, 17 de abril de 2011

O fantasma de Lucas

Placa registra local da sepultura de Lucas, na Catedral de Santana.

Praça da Matriz, praça da Catedral, praça Monsenhor Renato Galvão. Três denominações, mas o lugar é um só e um dos mais importantes na história da Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia. Lá está a Catedral de Senhora Santana, a padroeira do município.

Lá está também a residência oficial do arcebispo, reforçando mais ainda a importância da história religiosa da Feira.

Lá está também a sepultura do famoso Lucas Evangelista, o Lucas da Feira, do lado de fora da Catedral, defronte da segunda porta do lado esquerdo. Lucas bandido, pra uns, e Lucas, o escravo herói rebelado contra a elite, pra outros.  

Agora, a Polícia Militar da Bahia quer instalar nessa histórica praça uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), geralmente instalada em zonas de alto risco de tráfico de drogas, de criminalidade em geral.

Será que existe alguém com medo da ressurreição de Lucas?  Será que tem alguém com medo da concorrência do ladrão ou de ser ofuscado pelo herói?          

Um comentário:

  1. Essas UPP's não fazem nem cóscegas em nenhum bandido! No Rio, até prá se instalarem em alguma favela, precisaram do apoio de outras polícias, inclusive a federal, prá espantarem os marmanjos do mal prá outras localidades. DEPOIS, com tudo calmo, sem mais perigo, a UPP se instala, se coloca amiguinha dos moradores, tira fotos com as crianças locais, uma lua de mel com a comunidade.
    Aposto que o único bandido que os policiais dessa UPP que vc cita, não os amendronta e êles conseguirão manter preso, é mesmo o Lucas, porque dos encarnados, êles não dão conta, rs.
    Lena

    ResponderExcluir