quinta-feira, 24 de março de 2011

Quem desdenha quer comprar

Circula hoje, na internet, um “grande feito” do Japão: a recuperação de 150 metros de rodovia em seis dias. Aí são feitas as comparações com o Brasil, com as rodovias daqui e de lá, e sempre, é claro, essas comparações são feitas pra depreciar o Brasil.
Somos, sim, um país que ainda carece de muitos aprimoramentos, desenvolvimento aqui e acolá, educação etc. Mas comparar o Brasil com o Japão, um país menor do que todo o estado de Minas Gerais?
Apesar do gigantismo, da triste história de terra colonizada, roubada em suas riquezas pelos “povos civilizados”, sacaneada por ditaduras e por uma dívida externa digna de uma agiotagem sem precedentes, o Brasil tem dado a volta por cima nos mais diversos setores.
O país tem crescido, tem se desenvolvido, apesar dos mal informados e dos omissos que fazem questão de depreciar a própria pátria, fazendo comparações equivocadas e inadequadas, quando deveriam também enaltecer as qualidades que nós temos e se aliar aos que lutam pra melhorar cada vez mais o país.
Essas aves agourentas fazem coro com os “povos civilizados” que continuam querendo meter a mão no que é nosso, desdenhando pra comprar barato.
As primeiras coisas que vocês, omissos e mal informados, deveriam admirar e copiar nos japoneses e nos brasileiros conscientes são o respeito e a disposição de lutar pela pátria. E não apenas 150 metros de estrada. Ou vocês nem sabem o que são 150 metros?      

4 comentários:

  1. Realmente, comparar o Brasil com o Japão não dá. Essa distância imensa que recuperaram lá, certamente por aqui seria bem mais trabalhoso. A começar pela escolha da empreiteira, licitações com carta marcada, super faturamento de obra... Temos muito que aprender ainda com eles.

    ResponderExcluir
  2. É...lá não tem corrupção não, né? Não tem a máfia Yakuza, uma das mais poderosas do mundo, né? Nunca, nenhum ministro do governo japonês foi denunciado por falcatrua, né? Será que o Japão não é céu?

    ResponderExcluir
  3. Pôxa, será que existe alguém inocente, ainda, nêste Patropi, que desconhece as causas de nosso "desenvolvimento", aquém do que esperamos e merecemos??
    EB, ´parece até que está no sangue do brasileiro,uma pré-disposição à corrupção e a lesmeira com a coisa pública. Precisamos de políticos e governantes mais sérios, que não tomem posse já pensando nas próximas eleições; que trabalhem visando o bem do povo e não em pequenas migalhas que se revertam em votos futuros. Nós, somos os donos da grana que essa cambada gasta de qualquer jeito. Deveriam nos respeitar mais, atender-nos melhor. Comparar com o Japão, não é absurdo. Se aquela gente séria e trabalhadora cá habitassem, o Brasil seria sim, imbatível. Nossa gente é piegas, demagoga e puxa-saco, além de gostar de levar vantagem em tudo. Não deixo por menos.
    Lena

    ResponderExcluir
  4. EB, não tem como comparar, não é não? Quer somar a quantidade de bandidos e de gangues, daqui, com o que existe lá no Japão? Sem contar que aqui no Brasil, vivemos num mar de corrupções, todos os dias, em qualquer instituição que vc escolher pesquisar. É freud ver a grana do povo ir pelos ralos dos canalhas.
    Já que vc quer comparar, lá no japão, quando um cara do governo é pego por corrupção, é execrado, vai preso e vira notícia escandalosa, como algo super anormal. Aqui, já nem ligamos prá êsse tipo de notícia, tão corriqueira que é. Brasil é assim, sim, EB.
    Lena

    ResponderExcluir