sexta-feira, 18 de março de 2011

Brincando de fazer Justiça

No Brasil, se você quiser realmente ser um homem de bem, há, por exemplo, um caminho árduo a ser seguido: você se forma em bacharel em Direito, passa pelo difícil exame da OAB e, depois, pode chegar a ser  um juiz de Direito. Pronto, você já pode ter o orgulho de atuar no Poder Judiciário, contribuindo com o exercício da cidadania e, consequentemente, com o fortalecimento da democracia.

O diabo é que esse mesmo caminho pode servir para criar marginais de elite que não sofrem punições: um juiz de Direito corrupto, venal, parcial, no Brasil é “punido” com uma aposentadoria compulsória, integral, e ainda com o direito de exercer a advogacia.

Ou seja, neste caso, a Justiça brinca de fazer Justiça e ainda nivela o juiz decente ao juiz safado.

2 comentários:

  1. O mesmo acontece com os nossos políticos, que já são todos nivelados por baixo, aos petralhas, digo, aos corruptos e mensaleiros. Também, não fazem muita fôrça prá melhorarem as coisas. Já dizia alguém que "água mole em pedra dura, tanto bate...". Daqui a pouco, com tantos adesistas ao petralhismo e a justiça tão apodrecida, parada dura escolher entre ter ou não ter um congresso. Tamos f e mal pagos.
    Lena

    ResponderExcluir
  2. Um brasileiro: Deus, quando é que teremos advogados e políticos honestos?
    Deus: Tire o cavalinho da chuva, porque já não dá prá ser na minha gestão...

    ResponderExcluir