terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Inflação ou campanha pela vagabundagem?

Inflação interessa a um rol seleto de gente que detesta produzir. Quantos já viveram bem (enquanto a maioria se dava muito mal) da vagabundagem?
Lula saiu do governo e, coincidentemente, todo dia tem notícia sobre o “crescimento” da inflação no Brasil. Até pesquisa sobre preço de lanche em Belo Horizonte andaram divulgando, como exemplo da volta do dragão maligno que lança fogo na economia nacional.
O IBGE está divulgando que a inflação de janeiro bateu um recorde histórico dos últimos seis anos. Sabe qual é a taxa? 0,83%. Sabe quais foram as taxas nos últimos seis anos, segundo também o próprio IBGE: variaram de 0,75% a 0,79%. Sabe qual foi a taxa registrada há seis anos: 0,87%, ou seja, maior que a do “recorde” de agora!
Não sou economista, mas realmente é preocupante essa dança de índices nos últimos seis anos? Alguém aí que entende pode responder? Ou meia dúzia de gente que adora ganhar muito dinheiro na vagabundagem está torcendo pela volta da inflação?                 

Um comentário:

  1. Pois é, até tu, Brutus, pensa que o "estadista" Lula foi responsável pelos baixos índices de inflação? Por acaso, vc se inteirou dos problemas econômicos mundiais? Lula nunca passou por uma crise sequer, como passou FHC e como vai passar Dilma, que segundo ela mesma diz: "...sou a continuidade de Lula, nada farei diferente do que êle faria..." e é isto mesmo. Lula, hoje no governo, também estaria na mesma situação de Dilma. Talvez pior, porque nem conseguir gastar menos, êle conseguia. ÊSSE aproveitou os frutos de uma semeadura muuuiito boa, feita na era FHC, mas Dilma...já estou com pena dela.
    Lena

    ResponderExcluir