segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Diga aí, menina!
Não existe mais a figura do copydesk nas redações dos jornais. O copy, como era apelidado, tinha função de corrigir gramaticalmente e adequar tecnicamente os textos dos repórteres.
Claro que os conflitos com o copy eram frequentes, pois raríssimo era o repórter que aceitava as mudanças no texto.
Certa vez, um repórter armou uma vingança, em fração de segundos, contra um copy. O Telefone da redação tocou, o repórter atendeu e, do outro lado da linha, um secretário do governo municipal pedia para falar com um copy.
O repórter gritou para o copydesk:
- Fulano, telefone...
- Quem é? Perguntou o copy
- É fulana – Repondeu o repórter, dizendo o nome de um gay muito conhecido
O copy pegou o telefone todo sorridente e disse para o secretário:
- Diga aí, menina!
O copydesk ficou um longo tempo pedindo desculpas e tentando explicar o “menina”.
Essa Coelba tem uma energia pra cobrar!!http://www.nucleodenoticias.com.br/
Tem despacho pra tudo no Centro Administrativo da Bahia http://migre.me/3XE2y
Profissionalismo e achismo
O carnaval de Salvador tem mais uma pesquisa profissional sobre o comportamento do folião (http://migre.me/3XBCY.) Não é a primeira, nem vai ser a última. Aliás, em apenas dois anos esta é a segunda. Outras já serviram até de estudos por turismólogos. Ou seja, há algo de profissionalismo numa das maiores festas populares do mundo.
Em outra grande festa popular, uma das maiores do Brasil, o amadorismo, o achismo ainda impera. Nunca, em tempo algum, nenhuma pesquisa séria foi feita (se foi, ninguém sabe, ninguém viu), enquanto meia dúzia de gente que só olha para o próprio umbigo se arvora de dizer como deve ser a Micareta de Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia.
Até gente que dá toco em folião com bloco virtual senta na mesa para discutir a primeira Micareta do Brasil!
Acreditei em “gente boa” e me dei mal. Desconfiei de “gente ruim” e também me dei mal.
domingo, 27 de fevereiro de 2011
A beleza da arborização no corredor da Vitória, em Salvador. Enquanto isso, em outras cidades, tem gente que não pode ver um pau em pé! (foto: Edson Borges).
ACM me queria como sucessor!
Na década de 80, o comissário de polícia Manoel Quadros, acusado de comandar o Esquadrão da Morte na Bahia, estava foragido e corria o boato de que ele tinha uma lista de desafetos que seriam assassinados. Entre eles, estava o governador Antônio Carlos Magalhães.
Naquele tempo se dizia que ACM elegia até um cabo de vassoura como sucessor, tal era sua força política no estado.
Um dia, fui cobrir uma visita de ACM às obras da barragem de Pedra do Cavalo e não perdi a oportunidade de perguntar qual a sensação dele em estar na lista de futuros defuntos de Manoel Quadros:
- Se preocupe não, meu filho, antes dele me matar eu lhe elejo governador da Bahia – respondeu ACM com desdém, enquanto a galera de puxa-saco, em volta, ria, gritava e aplaudia.
"Não dê dinheiro a jornalista que gosta de notícia, nem dê notícia a jornalista que gosta de dinheiro" (Antônio Carlos Magalhães)
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
A Daslu quebrou! Enquanto isso, www.daspu.com.br. Lembram?
Valores não faltam!
Votar em Tiririca foi um direito inalienável do eleitor que pretende caricaturar a política-partidária. E a democracia deve garantir a liberdade de expressão.
Também não poderia ser mais apropriado distinguir Tiririca como integrante da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal. Um absurdo? Então o ideal seria Boninho? Ou o conceituado jornalista Pedro Bial? Talvez algum pagodeiro da Bahia? Ou quem sabe a Mulher Filé? Hummm...seria melhor Faustão?
Bom, como você pode perceber, valores não faltam!
A beleza da conciliação
A marquise do Museu da Cultura Afrobrasileira casa muito bem com a natureza no Ibirapuera, em São Paulo (Foto: Edson Borges).
E agora!? O negão também tem sangue azul: http://migre.me/3WG2z
Não tou cobrando moral, nem ética de ninguém. Mas recebi salário de secretário de governo apenas enquanto estive secretário! http://migre.me/3WC7g
Curiosidade dos racionais, coro dos loucos!
Sujeito muito curioso morava do lado de um hospital psiquiátrico, cercado por um muro bem alto.
Um dia, quando saía para o trabalho, ouviu um coro dos internos:
- 21...bam...bam...bam...21...bam...bam...bam
Dois dias depois, também saindo para o trabalho, ouviu novamente o coro:
- 22...bam...bam...bam...22...bam...bam...bam
Não aguentou. Começou a circular em volta do muro, procurando uma maneira de olhar pra dentro do hospital e descobrir o motivo do coro. Até que percebeu um pequeno buraco e colou o rosto no muro para tentar enxergar algo lá dentro. E aí ouviu o mesmo coro:
23...bam...bam...bam...23...bam...bam...bam...23...
Ferrorama. Este é o nome do metrô de Salvador!
Patético e ridículo
"Drogados comandados por Bin Laden.". Este é o argumento de Kadafi contra os manifestantes na Líbia.
Do lado de lá do mundo, assim como do lado de cá, o poder deixa algumas pessoas patéticas, ridículas!
Do lado de lá do mundo, assim como do lado de cá, o poder deixa algumas pessoas patéticas, ridículas!
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
O máximo de balela sobre o mínimo
É curiosa essa discussão toda sobre valor de salário mínimo. 15 contos a mais, 15 contos a menos, quem vota como, os “traidores” do povo. É a mesma balela toda vez que o mindinho chega pra votação no Congresso Nacional. Tudo fuxico politiqueiro!
Sei não, mas acho que a discussão seria quem ainda ganha (ou recebe!) salário mínimo no Brasil, por que quase 50 milhões de brasileiros ainda estão nesta faixa salarial, como evitar, num futuro breve ou bem no futuro, que tanta gente continue recebendo salário mínimo etc.
Bom, acho que esse seria o foco da questão, pelo menos pra imprensa!
Não?
Receptador x Investidor
O pequeno empresário faz parte de uma relevante fatia da economia brasileira.
Corajoso, bota em risco parcas economias ou submete o pouco patrimônio que tem para garantir o pagamento de um financiamento bancário, para investir na geração de emprego e renda. Aqueles que não são bem sucedidos e não honram os compromissos, amargam perdas financeiras e patrimoniais.
Já o receptador de furtos compra mercadorias a preços que são uma piada, não pagam impostos, não correm riscos de perder patrimônio, não precisam de financiamento bancário e não são punidos. São?
A imprensa incomoda quando está perto e faz falta quando está longe.
Voto de confiança
A julgar pelo que tem acontecido com alguns políticos no Brasil, se você fosse um deles, em que você confiaria mais? No seu motorista ou na sua mulher?
Entrevista mediúnica
O cantor, compositor e maestro Carlos Pita fez uma belíssima versão do Hino à Feira de Santana, da poetisa Georgina Erismann.
Na década de 90, Pita foi convidado para uma entrevista sobre o assunto, num programa de rádio. Evidentemente, a nova versão do hino ficou com BG (música de fundo), enquanto rolava o bate-papo entre o radialista e o artista, que também, é claro, falava sobre a encantadora vida da autora.
Encantado, o radialista entusiasmou-se e propôs a Carlos Pita:
- Pôxa, traga dona Georgina aqui no programa, no dia que você quiser, pra gente fazer uma bela entrevista com ela.
Com um certo desconforto, mas mantendo a elegância, Pita respondeu:
- Oh! Seria maravilhoso, mas infelizmente ela não está mais entre nós.
Georgina morreu há 71 anos.
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
A propósito do “constrangimento” vivido pela escrivã que se corrompeu por R$ 200,00 (caso já julgado pela Justiça), tomara que um dia ela não apareça nua na Playboy, por uma boa e limpa grana.
O guloso jornalista
Um certo dia, uma prefeitura do interior resolveu fazer uma licitação para contratação de buffet a ser servido em eventos do governo.
Um jornalista, cumprindo sua missão de fiscalizar, baixou o pau no que ele considerou um absurdo de quitutes, acusando a prefeitura de promover regabofes.
Cerca de seis meses depois, eis que o cuidadoso colega estava a se fartar num dos regabofes realizados pela prefeitura, esbanjando-se avidamente nos quitutes de um farto café da manhã.
Um atento fotógrafo registrou, discretamente, para a posteridade, o guloso profissional.
E como costuma dizer o veterano colega José Carlos Teixeira: “Jornalista de boca cheia não fala”.
Tem gente no serviço público que cria dificuldade pra vender facilidade
Barreiras contra Polícia Federal
Várias barreiras injustificáveis têm impedido que Feira de Santana continue sem delegacia da Polícia Federal, embora seja a segunda maior cidade da Bahia, o maior entroncamento rodoviário do Nordeste e, como dizem as autoridades de segurança, um pólo logístico pra tudo quanto é tipo de bandido.
Vai ganhar um “Posto Avançado”. Não é avanço nenhum!
Enquanto em Feira persistem as barreiras, o município de Barreiras, no oeste do Estado, vai ganhar uma delegacia da Polícia Militar.
Será que é porque Barreiras está bem mais perto de Brasília do que Feira de Santana?
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
Ninguém dá jeito na internet?
Será que não tem um deputado, prefeito, senador, governador, padre, pastor, policial, delegado, juiz, promotor, oficial de justiça, procurador, vereador, advogado, desembargador, ministro, pai de santo ou mãe de santo que possa dar um jeito na porcaria que é a internet na Bahia?
Você conhece alguém que tem LER de tanto mascar chicletes?
Foto: Bruna Prado/Futura Press |
Centenário que vale 10 anos
Pelo menos uma cerveja gelada e uma ousadia bem feita são indispensáveis na vida. Então minha cara velhinha, sua receita de longevidade não me convence a trocar, em tempo algum, meus 54 pelos seus 103.
Seu centenário deve valer aí uns 10 anos! http://migre.me/3VD9y
Seu centenário deve valer aí uns 10 anos! http://migre.me/3VD9y
Não foi por falta de aviso!
A propósito do concurso para a escolha da logomarca da Micareta de Feira de Santana, acho bom esclarecer o seguinte:
Sugeri que somente publicitários, artistas plásticos e designers pudessem participar, porque não se trata de um concurso para descobrir talentos e sim para criação de uma logomarca (que exige conhecimento técnico);
Sugeri que fosse composto um júri com pessoas que entendem do assunto para escolher a melhor;
Discordei de escolha popular por meio da internet, justamente porque a possibilidade de fraude é grande.
Edson Borges (ex-secretário de Comunicação Social)
Os crimes organizados
O que caracteriza o crime organizado é a infiltração que ele promove na sociedade, no sistema, se disfarçando no meio daqueles que são considerados “gente boa”. Está entranhado nas esferas dos poderes constituídos, nas mais variadas funções, de maneira a defender os interesses da bandidagem.
Mas há outra vertente de crime organizado na sociedade, que vem crescendo muito e não é tão condenada, porque é formada justamente pela “gente boa”. É uma quadrilha de gente que, na realidade, vive de lobismo, que suga projetos e idéias alheios na maior cara-de-pau, que não produz e passa o dia tentando botar defeito no que é produzido por outras pessoas, que faz do fuxico seu melhor discurso para encobrir a incompetência, o ócio, a omissão etc.
Ou seja, os integrantes dessas duas vertentes do crime organizado são extremamente maléficos à sociedade em que vivem. E é preciso que a gente não mire o combate apenas nos bandidos, mas também nessa “gente boa” que só é distinguida da periculosa bandidagem pela pose que ostenta.
“Gente boa” que come chupa-molho e arrota filé!
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
O Brasil é capitalista nos lucros e socialista nos prejuízos
Boca Rica e a Jabiraca
Boca Rica tem uma barraca de comidas e bebidas na praia do Baixio, no litoral norte da Bahia. Para abastecer o pequeno comércio, ela usava um carrinho de mão. Mas Boca ascendeu à nova classe C brasileira e conseguiu realizar um velho sonho: comprar um carro.
Boca Rica comprou uma camioneta nas mãos de um português que mora na Barra do Itariri, vizinho a Baixio. O portuga chegou no litoral norte viajando de Brasília para a Bahia na Jabiraca, apelido do veículo. Boca Rica acha que, agora, tem farinha no saco!
Bom comportamento
Sujeito pinta e borda na sociedade. Vai preso. Se tiver bom comportamento na prisão, consegue a liberdade com mais rapidez. O que realmente importa: bom comportamento na prisão, ou aqui fora?
Nem gritando tanto Deus ouviu! http://migre.me/3V6tB
O PC do B, partido que pregava a luta armada para moralizar o Brasil, agora prega a luta "se armar". http://migre.me/3V68S
"Político sem mandato, nem vento bate nas costas"
(ex-vereador Hermes Sodré)
(ex-vereador Hermes Sodré)
Doidão sem droga!
Há poucos dias, ladrões invadiram uma casa e confundiram cinzas de um defunto, numa urna, com cocaína e cheiraram!
Agora policiais civis de São Paulo confundem rapadura com crack!
O governo federal poderia fazer uma campanha: “Você não precisa consumir drogas pra ficar doidão”.
Os "adevogados" e o exame da OAB
Bacharéis sem farinha no saco querem por que querem amolecer o exame da Ordem dos Advogados Brasil (OAB). Tem gente que fica vadiando na faculdade, ou tirando onda de “doutor”, e depois quer se arvorar de defensor de causas as mais diversas, inclusive aquelas que tratam da liberdade dos decentes e da prisão dos malandros. Depois ficam retados quando são chamados de adevogados.
A propósito: tem petição de advogado que parece mais um roteiro de filme escrito por Tiririca!
Tem não?
Aliás, se a profissão de jornalista for regulamentada, vou incitar uma campanha a favor de um exame semelhante ao da OAB para o exercício da profissão. Aí a gente pode evitar um bocado de “jornalista” defendendo adevogado e vice-versa.
A mudança de Ivete Sangalo
O buxixo é forte no setor imobiliário baiano: Ivete Sangalo estaria querendo vender o apartamento na Morada dos Cardeais, o suntuoso prédio localizado no antigo Palácio Episcopal, no Campo Grande, em Salvador.
Alguns comentam que seria com o intuito de mudar para uma casa bem ampla, onde o filho pudesse ficar bem mais à vontade. Já outros corretores comentam que Ivete estaria se sentindo incomodada com as festas promovidas por moradores ciganos, que, por suas características culturais, adoram festejos super animados.
O prédio tem dois apartamentos por andar, mas a artista baiana comprou dois e transformou em um só. O imóvel seria colocado à venda por um valor que varia entre R$ 8 e R$ 9 milhões.
Seria irônico imaginar que Ivete Sangalo estaria se incomodando com festas. Acredito mais na outra versão sobre a possível saída da Morada dos Cardeais.
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
Narrador perde o gooooooooolllllllllll...
Narrador, de pequena estatura física, foi transmitir um jogo de futebol numa cidade do interior. Chegando no pseudo estádio, o colega descobriu que não existiam cabines para a transmissão, mas tão somente um caminhão para que os radialistas se acomodassem na carroceria.
Não houve como evitar que alguns torcedores também subissem na carroceria, tendo em vista a visão privilegiada que o local proporcionava.
O time visitante abriu o placar, deixando o ambiente tenso, visto que o time da casa só precisava de um empate para conquistar o campeonato, disputado por vários municípios.
Já no finalzinho do jogo, eis que o time da casa consegue o empate. Quando nosso colega radialista tomava fôlego pra gritar o gol, um apaixonado e ágil torcedor bafou o microfone e disse:
- Este gol quem vai gritar sou eu, porque foi feito pelo meu time
E foi um grito de fazer inveja a Galvão Bueno e raiva ao nosso querido colega narrador.
Quem compra colchão em site de compra coletiva tem que dividir a cama com alguém?
Eita povinho que gosta de se abrir prum "doutor": http://migre.me/3U4np
Doente na América
É porreta como tem um bocado de gente que adora depreciar o Brasil, como se aqui fosse a fossa do mundo e o “primeiro mundo civilizado” o imaculado paraíso da vida farta e saudável. O melhor do Brasil é que a gente pode criar senso crítico, porque os defeitos não são jogados pra debaixo do tapete.
Há pouco, estava assistindo na TV uma matéria sobre uma criança que não consegue fazer uma cirurgia de coração, sob pena de morrer, porque não há vaga num hospital que faz esse tipo de operação. Extremamente lamentável.
Assistam Sick in América, do documentarista Michael Moore (norte-americano) e vejam como a nação mais rica e poderosa do mundo trata a saúde do seu povo.
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
Crepúsculo na avenida Paulista. O urbano moderno também tem sua beleza. Assim como o antigo. Compare com a foto que postei anteriormente.
Médico acha que é Deus. Jornalista tem certeza que é.
(Ricardo Noblat - jornalista)
O vôo do rato
Um piloto experimentava um monomotor muito frágil, uma daquelas sucatas usadas no tempo da Segunda Guerra, mas que ainda tinha condições de voar.
Na metade do vôo, ouviu um ruído vindo debaixo do assento. Era um rato que roía uma das mangueiras do sistema hidráulico, que davam sustentação para o avião permanecer nas alturas.
Preocupado, o piloto pensou em retornar ao aeroporto, para se livrar do seu incômodo e perigoso passageiro, mas lembrou-se que, devido à altura, o rato logo morreria sem condições de respirar.
Então, voou cada vez mais alto e percebeu que desapareceram os ruídos que estavam colocando em risco a sua viagem, conseguindo assim fazer uma arrojada aventura ao redor do mundo, que era o seu grande sonho.
Moral da história: Enquanto algum rato luta pela sua derrota, você voa cada vez mais alto.
Filosofia do omisso
Não vi, não comi, não cheirei, não bebi, não amei, não odiei...mas mesmo assim, não gostei!
Essa história de nome do prefeito Tarcízio Pimenta aparecendo no placar do Estádio de Feira de Santana é um verdadeiro gol contra.
Falta de representatividade
Está cada dia mais impraticável circular pelo anel rodoviário de Feira de Santana, a avenida Eduardo Fróes da Mota. Ainda trabalhava no exterminado Feira Hoje, na década de 80, quando o diário fez uma grande campanha reivindicando melhorias para o contorno.
Lá se vão mais de 20 anos desde a campanha e o anel continua o mesmo de quando foi construído, há mais de 30 anos. É o maior exemplo da falta de representatividade política de Feira de Santana, que se consola em bradar o título de maior entroncamento rodoviário do Norte e Nordeste (e o mais abandonado).
Já pensou se o nome da cidade de São Paulo fosse São Pedro?
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Você é capaz de adivinhar que avenida é esta? Claro que a foto é bastante antiga (mais de 100) anos. Tente, chute!
Se o salário mínimo aumentar muito, deixa de ser mínimo!
Serviços essenciais sem segurança
Em menos de 15 dias, a adutora que leva água de Pedra do Cavalo para Salvador é danificada, deixando a capital sem abastecimento.
No início deste ano, instalações da Embasa foram atacadas em Riachão do Jacuípe, deixando esta cidade e Conceição do Coité, dois grandes centros urbanos da Região Sisaleira, ficaram dias sem água.
Tudo é atribuído a vândalos e ladrões. Balela.
Uma adutora que é responsável pelo abastecimento de uma capital de 2,5 milhões de habitantes não tem segurança alguma.
Certa vez, na A Tarde, eu e o fotógrafo Reginaldo Pereira entramos, sem ninguém perceber, e passamos 30 minutos dentro da estação de tratamento de água da Embasa responsável pelo abastecimento de Salvador e mais 10 cidades, e provamos que não havia segurança nenhuma.
Subestações da Coelba, torres de telefonia, estações da Embasa, tudo essencial para milhares de pessoas, não têm segurança nenhuma. Estão sujeitas a ataques e prejuízos enormes para a comunidade, para o comércio, para a indústria, para a segurança pública.
Dia do Repórter
Cidadão era estagiário de um jornal em Feira de Santana. Certo dia, foi escalado pra fazer uma matéria sobre uma exposição de pinturas que retratava o legado de Antônio Conselheiro, na lendária Canudos.
Orgulhoso pela missão, no Museu Casa do Sertão, o foca começou o trabalho entrevistando o autor das obras. Tudo bem até o momento em o estudante de jornalismo pergunto ao artista:
- E seu Antônio, ele tá sabendo dessa homenagem a ele?
- Qual seu Antônio você tá falando? – pergunto o artista.
- Antônio Conselheiro. Ele não foi convidado pra exposição?
Indignado, o artista apontou para o primeiro barbudo que viu e disse:
- Olhe ele ali, vai lá saber se ele está emocionando com a homenagem.
E o foca foi. E foi a última chance que ele teve no estágio.
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
Coceira e apetite sexual
Um urologista era o entrevistado do dia no programa Rádio Livre, que eu fazia na Rádio Sociedade. No momento de chamar um intervalo comercial, resolvi deixar uma pergunta dos ouvintes no ar. Um cidadão perguntou:
- Doutor, porque o povo costuma dizer que quando a mulher tá com coceira na vagina, é porque tá morrendo de vontade de ter relação sexual.
Durante o intervalo, fora do ar, o médico me questionou se ele deveria mesmo responder a pergunta ou levar na brincadeira.
- Qual seria sua resposta? – indaguei.
E o doutor disse:
- Vou perguntar ao ouvinte se ele sente o mesmo quando tá com coceira no ânus.
De um político baiano: "Quando eu morrer quero ir pro
inferno, porque se eu for pro céu
não vou achar ninguém da Bahia pra conversar".
inferno, porque se eu for pro céu
não vou achar ninguém da Bahia pra conversar".
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
A quem interessa enfraquecer o jornal A Tarde? http://migre.me/3SnIJ
Minoria imprudente
A frota de veículos em Feira de Santana é de cerca de 165 mil, segundo dados do Detran ( veja detalhes no http://migre.me/3SkxI). Se a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) aplicasse 15 mil multas por mês, isto significaria apenas 10% em relação à frota. E é bom frisar que um mesmo infrator pode ser multado mais de uma vez.
A média mensal é de mais ou menos 5 mil multas aplicadas, o que significa entre 3% e 4% da frota. Ou seja, há uma minoria (bem minoria) imprudente, enquanto a grande maioria respeita as leis de trânsito.
Este é um dos grandes motivos pelos quais não defendo essa história de indústria de multas. O que há é uma minoria que quer fazer valer a falta de educação, de respeito.
Castigo pra fuxiqueiro http://migre.me/3SgwI
Quem demite quem?
O caso do jornalista Aguirre Peixoto, demitido de A Tarde, deve nos levar a uma reflexão: cada vez mais, em rádios, TVs e na internet, o próprio jornalista ou radialista é dono do veículo de comunicação ou do horário em que faz seu programa. Em boa parte, o próprio profissional de comunicação faz o papel de gerente comercial. E aí, quem demite quem quando o pode econômico fala mais alto que o editorial?
domingo, 13 de fevereiro de 2011
Há religioso, de qualquer religião, que religiosamente vive às custas de dinheiro público. Taí o milagre da multiplicação, ou como dizem alguns pagãos, o “dinheiro fêmea”.
sábado, 12 de fevereiro de 2011
Painho da Bahia
Breve, conforme prometi, contarei a história de como o pai de santo Ozias Alves Amorim se tornou famoso como a figura que inspirou a personagem criada por Chico Anísio, Painho da Bahia. Por enquanto, veja uma foto minha com o polêmico babalorixá, no recém criado blog http://fpoucameupiraoprimeiro.blogspot.com/
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Sugestão de filme para o fim de semana: Reversão (Produção francesa)
Falta de comando
A postura de desorientados apresentada pelos dois PMs que espancaram o jovem motociclista sem carteira de habilitação, em Feira de Santana, reflete a desorientação, a falta de comando, de algumas das autoridades de segurança no combate ao crime na Bahia.
Há uma evidência de que não existe estratégia alguma no trabalho policial. Viaturas zanzando pra lá e pra cá, com policiais tentando adivinhar pela aparência quem é marginal, e blitze que resultam apenas em engarrafamentos e transtornos para o cidadão de bem, mostram que serviço de inteligência, planejamento e uso de tecnologia não fazem parte da política (??!!) de segurança pública na Bahia.
O jovem de 15 anos apanhou na rua, numa das principais avenidas da segunda maior cidade da Bahia, como se tivesse cometido uma das maiores barbaridades (e como se isso justificasse a violência policial). Naqueles segundos em que dois policiais se dedicavam ao espancamento de um inocente, dezenas de assaltantes, traficantes, ladrões de carros, ousados ladrões de banco, enfim, os verdadeiros bandidos estavam pintando e bordando pela Bahia.
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
Arborização nas cidades
Esta árvore centenária no Corredor da Vitória, em Salvador, deveria servir como ícone da necessidade de uma melhor arborização nas cidades. Pena que a gente não veja nenhuma grande campanha neste sentido e, pior ainda, que boa parte das pessoas não perceba o quanto o verde é importante numa zona urbana.
Agressão absurda!
O autor da agressão é Marcos Frota, segundo o vídeo no Terra: http://migre.me/3QTkl
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
Paulistas elegem bicho feio
Lembra do bafafá daquela estudante de Direito paulista que queria matar tudo quanto era nordestino por causa da vitória de Dilma Roussef? Pois bem, os paulistas já elegeram vereador um bicho feio danado. Veja no http://www.bahiatodahora.com/?p=1910
Rato por rato...
No tempo que não existia propaganda política no rádio e na TV, a melhor mídia numa campanha de prefeito era o comício. E nunca esqueço um deles, no bairro do Mangalô, em Alagoinhas, quando o candidato a prefeito era o jornalista Judélio do Carmo.
O bairro tinha um candidato a vereador, Honorato, e o comício prometia ser mais animado ainda porque ele caprichara na organização.
Honorato é o penúltimo a discursar, logicamente antes de Judélio. Emocionado, engrossou a voz no microfone e ainda fazia as saudações aos correligionários e ao povo, quando, aproveitando uma pequena pausa do candidato a vereador, um garoto, bem na frente do palanque, gritou:
- Rato por rato, vote em Honorato!
Honorato, surpreso, decepcionado e retado, retrucou, no microfone:
- Menino, seu sacana, conheço seu pai e você vai tomar uma surra.
Há quem garanta que um outro candidato a vereador deu um trocado ao menino para tirar Honorato do sério.
O que significa carapuça?
A palavra vem do italiano antigo, carapazza, e do espanhol caperuza. Atualmente, a carapuça é utilizada em aves de rapina, na falcoaria.
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
O chiclete é bananosa
Nessa polêmica sobre o Chiclete com Banana para a Micareta de Feira de Santana, tem gente que vai ficar com o chiclete preso no calcanhar e tem gente que vai escorregar na casca da banana!
Boa parte dos motoristas de Feira não trafega, desfila!
Feitiço pra pobre
O pai de santo Painho da Bahia, que convenceu metade do Brasil que era o inspirador do personagem de Chico Anísio, sempre dizia: “Não faço feitiço pra pobre, porque pobre já é um feitiço”.
Ainda vou contar como Painho da Bahia ganhou notoriedade nacional, com a produção de dois jornalistas feirenses.
Inflação ou campanha pela vagabundagem?
Inflação interessa a um rol seleto de gente que detesta produzir. Quantos já viveram bem (enquanto a maioria se dava muito mal) da vagabundagem?
Lula saiu do governo e, coincidentemente, todo dia tem notícia sobre o “crescimento” da inflação no Brasil. Até pesquisa sobre preço de lanche em Belo Horizonte andaram divulgando, como exemplo da volta do dragão maligno que lança fogo na economia nacional.
O IBGE está divulgando que a inflação de janeiro bateu um recorde histórico dos últimos seis anos. Sabe qual é a taxa? 0,83%. Sabe quais foram as taxas nos últimos seis anos, segundo também o próprio IBGE: variaram de 0,75% a 0,79%. Sabe qual foi a taxa registrada há seis anos: 0,87%, ou seja, maior que a do “recorde” de agora!
Não sou economista, mas realmente é preocupante essa dança de índices nos últimos seis anos? Alguém aí que entende pode responder? Ou meia dúzia de gente que adora ganhar muito dinheiro na vagabundagem está torcendo pela volta da inflação?
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
Bahia é Carnaval...
O Rio de Janeiro aperta o cerco seriamente com o tráfico. A Bahia continua fazendo de conta que aqui tá tudo beleza! Enquanto isso, homícidos disparam em Salvador (http://www.correio24horas.com.br/)
Shopping center vai mudar de nome: será shot center!
O que um celular de última geração é capaz de fazer? Tudo. Menos oferecer satisfatoriamente a mais primitiva função de um telefone: falar.
Milagre operado, doente enganado.
O pastor atende a irmã Joana, por telefone, num programa de rádio. Ela se queixa de “falta de ar, um aperto no peito”. Ele começa a operar um milagre. Grita, chama por Deus, fala firme, ordena que a enfermidade saia do peito da irmã.
E aí o pastor pergunta: Irmã Joana, a enfermidade foi embora?
- Passou do peito para o nariz, pastor – responde a irmã
- Tá vendo! Já tá saindo – Grita o pastor
O pastor corta a ligação e comemora mais um milagre operado.
E mais um doente enganado.
O preso e o trabalho
No Brasil, há controvérsias legais sobre se um condenado deve ou não trabalhar na prisão, enquanto está cumprindo pena. O Artigo 28 da Lei de Execução Penal estabelece o trabalho do condenado como dever social e condição de dignidade humana que terá finalidade educativa e produtiva. Mas o artigo 5º da Constituição veda o trabalho forçado. E aí?
A polícia e Lampião
Em uma pequena cidade sergipana, os homens da comunidade corriam a se reunir na praça quando chegava a notícia de que o bando de Lampião estava a caminho dali . Mas se avisavam que Lampião estava entrando pelo norte da cidade, os bravos voluntários dispostos a enfrentar o cangaço sempre decidiam tomar o rumo sul, argumentando que a estratégia era dar uma volta e pegar Lampião de surpresa, pelas costas. Nunca pegaram, é claro!
Não sei, mas parece essa história de que a nossa gloriosa polícia nunca faz blitz onde “Lampião” está.
Bufa para a seca
Certa vez, fazendo uma matéria para A Tarde, perguntei a um velho lavrador, de mais ou menos 80 anos de idade, que tipo de ajuda eles estavam recebendo do governo para enfrentar uma grande seca. Ele respondeu:
“Home, governo aqui é mesmo que bufa de alma”.
“Home, governo aqui é mesmo que bufa de alma”.
Mal feito para você!
Que atendimento! A agência do Itaú da avenida Getúlio Vargas, em Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, amanheceu esta segunda-feira com todos os oito caixas eletrônicos indisponíveis para saque!
O banco deveria trocar o slogan para Mal feito para você!
domingo, 6 de fevereiro de 2011
Papai Silvério!
O veterano Radialista Silvério Silva está anunciando que vai sortear pagamento de contas no programa que faz todos os domingos, na Rádio Subaé de Feira de Santana (AM 1080). É isso mesmo: você manda uma fotocópia de sua dívida para o programa e o âncora vai sortear aquela que a produção do programa fará o pagamento.
Ele começou a anunciar a inusitada promoção durante a semana, o que ocasionou um congestimento sem precendentes nos telefones da emissora. O sorteio vai ser mensal.
Ele começou a anunciar a inusitada promoção durante a semana, o que ocasionou um congestimento sem precendentes nos telefones da emissora. O sorteio vai ser mensal.
O luar sobre o mar...
O reflexo do luar no mar entra suavemente na alma e faz com que a gente olhe pra vida percebendo o quanto a beleza da natureza pode purificar o espírito. (Foto: Edson Borges)
Ache ou Axé music?
Leia esta matéria (http://www.atarde.com.br/cultura/noticia.jsf?id=5683566) e diga: a música baiana realmente tem farinha no saco?
sábado, 5 de fevereiro de 2011
Ainda se mata pouco
Golpes financeiros, fuxicos e boatos, traição de uma velha amizade ou numa sociedade empresarial, tramas com alto grau de maledicência no ambiente de trabalho e até mesmo na família, dívidas que nunca são pagas, inveja e vaidade desmedidas. Quantos desses motivos não povoam o mundo dos que são “gente boa”, ocasionando conflitos diariamente?
Enquanto isso a maioria dos homicídios ocorre entre aqueles tidos como “ gente ruim”, a marginália que apavora o mundo dos que são “gente boa”.
Nossa sorte é que a maior parte das pessoas ainda tem equilíbrio, é racional. É por isso que ainda se mata pouco, que morre pouca gente para o tanto de sacanagem que um apronta com o outro nesse mundo.
Ainda bem!
Promoção imperdível: Consiga falar por um Vivo e ganhe um Oi
Em terra de cego...
A propósito do apagão, o bem humorado Reinaldo Maia, cego de nascença, saiu-se com essa quando faltou luz durante uma aula do curso de radialismo: “Se alguém precisar ir ao sanitário, é só falar que eu guio”.
Atualmente, Maia participa do Programa Canal 970, sábado pela manhã, na Rádio Sociedade de Feira de Santana.
Paulista descobre o que pernambucanos já sabiam!
Uma pesquisadora da Superintendência estadual de Controle de Endemias de São Paulo, Marylene de Brito Arduino, revelou nesta sexta-feira, dia 4, o que a Universidade Federal de Pernambuco já sabia há 8 anos: as larvas do mosquito Aedes Aegypti já crescem em ambientes sujos. Leia a matéria que o Jornal da Ciência publicou em 2003 http://migre.me/3OPBX
Como a primeira descoberta foi dos nordestinos...
Como a primeira descoberta foi dos nordestinos...
Assinar:
Postagens (Atom)